A verdade é que não é sempre fácil compartilhar suas ideias e opiniões. Para fazer isso, temos que nos expor, e essa vulnerabilidade assusta. E se não gostarem do que temos a dizer?
É preciso coragem para ser autêntico. Muitas vezes olhamos para o lado e sentimos que há uma maneira certa de se vestir, de falar, de agir. O impulso de se encaixar é grande – mas os grandes sucessos nunca vêm de quem está tentando se encaixar, não é mesmo?
Tenha a coragem de usar sua espontaneidade, sua energia criativa, vigor e senso de humor. Essas qualidades ajudam a transmitir a sua mensagem!
Em qualquer tipo de comunicação, suas emoções podem confundi-lo e atrapalhá-lo.
Em cada interação, saiba que suas emoções não são confiáveis. Você pode ficar tímido, inseguro ou nervoso. Aja como se isso fosse uma pedra no seu sapato – desconfortável, mas é preciso ignorá-la.
Essas emoções precisam ser superadas para que suas ideias sejam ouvidas, respeitadas e utilizadas. Você não pode permitir que essas inseguranças o deixem na defensiva e atrapalhem seu objetivo.
Entre em cada interação com um sorriso. Isso transmite confiança, mesmo que você ainda não a sinta. Esteja sempre bem arrumado, e mantenha seu senso de humor.
Se você agir de forma confiante, logo ficará confiante de verdade.
Para cada apresentação, vista-se de acordo, cumpra seu papel e diga o que tem a dizer como se fosse uma verdade absoluta. Seja autêntico!
Não tenha medo de se expressar. O máximo que pode acontecer é que suas opiniões serão consideradas e então recusadas. Você não ganha nada, mas também não perde nada. Ao ter coragem de se comunicar, porém, você ganha confiança em suas opiniões. Se você acredita que suas ideias podem contribuir de maneira significativa, dê voz a elas. O risco vale a pena.