A maioria das pessoas fica desconfortável com a ideia de falar em público. Na verdade, a maioria das pessoas tem mesmo é pavor de falar em público, um medo mais citado do que o medo de morrer! Mas não há um animal feroz no palco, e é improvável que a audiência pretenda atacá-lo com machadinhas… Então por que tanto medo?
O fato é que percebemos uma apresentação em público como uma exposição capaz de mudar ou formar a opinião de outros sobre nós. E com todo aquele papo de “não me importo com o que os outros pensam”, a verdade é que nos importamos sim. Somos animais sociais, e vivemos em função do que os outros pensam de nós. Então não se trata apenas daquele momento, e sim de nossa reputação a longo prazo – ou pelo menos é assim que interpretamos a situação.
Nem toda apresentação é gigantesca, na frente de uma plateia enorme, tão importante que pode ser a diferença entre sucesso e derrota. Mas toda apresentação é uma oportunidade de compartilhar suas ideias, tocar alguém, quem sabe até mudar o mundo? Por isso, o melhor a fazer é usar seu nervosismo como combustível para uma apresentação impactante e verdadeira.
Um bom exemplo é William Kamkwamba, o jovem inventor do Malawi que construiu uma turbina eólica em sua vila aos 14 anos de idade. Esse feito impressionante chamou atenção da mídia e eventualmente fez com que fosse convidado para fazer uma palestra na conferência TED (https://www.ted.com/talks/william_kamkwamba_how_i_harnessed_the_wind).
Seu discurso emocionou o público e diversos participantes prometeram financiar sua educação, dando início a uma série de eventos que culminou em um convite para que cursasse engenharia na Universidade de Dartmouth. Ele publicou um livro sobre sua história e já há até mesmo um filme sobre sua vida estrelado por Chiwetel Ejiofor.
Essa é a força de uma única palestra. Seja um discurso motivante de um chefe para seus funcionários em um momento crítico na empresa, ou uma apresentação didática sobre os efeitos de um novo medicamento, o objetivo é sempre o mesmo: comunicar com clareza a sua mensagem e se conectar com sua audiência.
A habilidade de falar em público não é opcional, ou destinada a umas poucas pessoas sortudas. Ela pode – e deve – ser aprendida e praticada, pois é uma das habilidades mais valiosas para o século XXI. É a melhor forma de ter um impacto no mundo e mostrar quem você realmente é. Se você se dedicar a aprendê-la, verá sua confiança crescer e ficará impressionado com os benefícios em sua vida.