“De acordo com a maioria dos estudos, o maior medo das pessoas é o de falar em público. Em segundo lugar vem a morte. A morte vem em segundo? Que sentido isso faz? Para uma pessoa média, isso significa que se ela precisa ir a um enterro, preferiria estar no caixão do que dando o discurso em homenagem ao morto.”
– Jerry Seinfeld
A grande maioria das pessoas tem algum grau de medo de falar em público. Isso vai desde o suor e o coração batendo mais forte até uma colega minha de faculdade, que desmaiava toda vez que se dirigia para a frente da sala de aula para fazer uma apresentação (e eram salas pequenas com pouca gente, o que não fazia a menor diferença pra ela).
Alguns dos principais temores desses palestrantes relutantes:
E daí? Lembre-se que a grande maioria delas também estaria nervosa em seu lugar. Um pouco de nervosismo faz com que elas se identifiquem com você e torçam pelo seu sucesso!
Pode acontecer, claro. E existem inúmeras táticas para evitar que isso aconteça ou ajudar caso você realmente esqueça o que vem em seguida. Entrarei em maiores detalhes em outro post, mas deixo aqui algumas dicas:
– Respire fundo. Parece simples, mas na hora você esquece. Não se apresse, ao permitir a pausa e limpar as ideias, muitas vezes a memória se ativa.
– Veja suas anotações. Tenha anotações por perto (no bolso, no pódio, nos comentários do PowerPoint) para se sentir mais seguro, e use-as sem medo para retomar o fio da meada.
– Repita seus últimos comentários. Muitas vezes, sua preparação entra em cena automaticamente e reconecta o comentário anterior ao próximo.
– Fale para a audiência que se esqueceu do próximo ponto. Eles entenderão, e isso fará com que você se acalme. Pergunte onde parou, e provavelmente conseguirá seguir em frente.
Ninguém sabe responder todas as perguntas, e não há problema em admitir isso. Você só precisa ter uma resposta preparada para essa situação. Por exemplo: “Puxa, você me pegou. Não sei como responder a isso. Mas se você me deixar seu cartão, prometo descobrir a resposta e enviá-la para o seu e-mail”.
Esse é o maior medo de todos – chegar na frente da plateia e paralisar. Esquecer o que ia dizer, pra onde olhar, como falar. Como evitar que isso aconteça?
Durante a preparação da apresentação, treine a abertura e decore-a. Não é preciso decorar a apresentação inteira, existem diferentes técnicas de preparo (sobre as quais falaremos em outra oportunidade) – mas vale a pena decorar as duas ou três frases de abertura da sua apresentação, justamente para evitar a possibilidade de paralisia. Ao treinar e decorar sua abertura, as chances de conseguir falar automaticamente, mesmo em pânico, aumentam consideravelmente. E depois que você começar a falar, o sangue volta a fluir e você consegue seguir em frente.
E você, quais são seus maiores medos ao pensar em falar em público?